domingo, 10 de maio de 2009

O princípio - Parte III (Repetição)

Este princípio refere-se à reutilização de algum aspecto do design em todo o material, sendo o seu objetivo unificar e acrescentar interesse visual a um trabalho, o que o transforma em uma experiência muito mais agradável. Repetir alguma característica é algo que você provavelmente está acostumado a fazer, usando, por exemplo, o mesmo tamanho para os títulos ou o mesmo marcador em todas as listas de algum trabalho, isto é o que dará consistência e fará com que o leitor saiba que todas as suas páginas fazem parte de um mesmo grupo, porém é um dos papéis do designer ir além disto e criar uma consistência mais forte em seus materiais.



Repare novamente no exemplo acima, após ler o número do telefone, para onde seus olhos se dirigem? Você volta ao outro tipo em bold no início do texto? Este é um dos truques que alguns designers usam para controlar o fluxo do olho dos leitores, isto ajuda a manter os olhos do leitor no cartão o máximo possível de tempo. E no exemplo abaixo, você conseguiria apontar os elementos consistentes repetitivos entre estes dois materiais? E no website?






Evite repetir algum elemento excessivamente, isto criará um resultado final confuso e um trabalho criativamente pobre, encontre primeiro as repetições que já existem naturalmente e as reforce, e quando já estiver acostumado com a estética do que criou comece a usar outros elementos repetitivos para aperfeiçoar a clareza das informações, e não o contrário. Repare o exemplo abaixo, outra página da mesma rede de sites foi mostrada no post anterior, tenho certeza que saberá de qual rede se trata mesmo que a cor usada seja extremamente diferente... Este é o resultado do uso consciente e bem executado da repetição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário